Roma
- blog.viajando
- 22 de jul. de 2020
- 5 min de leitura
Roma é a capital da Itália e também a maior cidade do país com aproximadamente 3,8 milhões de habitantes.

Geograficamente Roma está locaizada na região centro-ocidental da Itália, na região do Lácio e é cortada pelo rio Tibre. É a única cidade no mundo que tem em seu interior um país inteiro, o Vaticano.

Não há como não se encantar por roma. Andar por Roma já é uma atração turística, não tem quem não se apaixone por suas ruazinhas super charmosas. Além de tudo isso é uma das cidades mais importantes da história da humanidade tendo muita influência na construção da história ocidental. Muitos de seus pontos turísticos estão diretamente relacionados a história.
Moeda
A moeda oficial de Roma é o Euro, que é uma moeda mais valorizada que a nossa, fazendo com que a viagem não fique tão baratinha.
A cotação do euro está aproximadamente 6,12 reais (julho 2020).

Quando ir a Roma?
O clima de Roma é mediterrâneo, caracterizado por verões quentes e secos e inversnos brandos e úmidos.
Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios, com temperaturas próximas aos 15C durante o dia e 3 C durante a noite. Junho, julho e agosto são os meses mais quentes, chegando a 30 C durante o dia e 18C a noite.
Estivemos em Roma no mês de outubro e o clima estava super agradável. Durante o dia usamos roupas de calor.
Como chegar?
Como diz a lenda, todos os caminhos levam a Roma, e isso é bem verdade. O transporte em Roma é extremamente eficaz.
Roma possui 2 aeroportos:
· Fiumicino (Leonardo da Vinci): é o principal aeroporto de Roma, o aeroporto internacional.
Ele fica a 50 km do Centro, entretanto há várias opções do aeroporto para o centro. É possível utilizar um transfer, táxi (que custa em torno de 50 euros o trajeto do aeroporto ao centro) ou o trem, que foi a opção que utilizamos e vamos contar aqui. O trem é chamado Leonardo Express e a estação fica no segundo andar do terminal 2 do aeroporto. É uma opção super confortável, o percurso dura 32 minutos e não tem paradas, o trem sai a cada 15 minutos das 6:30h as 23:30h. O valor é de 14 euros.

Aeroporto Fiumicino
Leonardo Express
· Aeroporto de Ciampino: É um aeroporto menor, onde aterrisam apenas companhias low cost.
O aeroporto de Ciampiano, fica fora de mão, para ir deste aeroporto até o centro o ideal seria um táxi ou um transfer.
Transporte em Roma
Roma possui muitas opções de transporte, nós utilizamos o metrô, trem e andamos muuuuuito a pé, entretanto vamos falar um pouquinho de cada um aqui.
Aluguel de carro: Esta é uma opção, entretanto vale ressaltar que o trânsito é uma loucura, super confuso. Também não á muito onde estacionar na cidade. Como as atrações são perto uma das outras e o sistema de transporte público leva bem perto delas, na nossa opinião esta não é uma opção muito útil.
Táxi: Diferente de outras cidades italianas, em Roma os táxis param nas ruas quando fazemos sinal, não é necessário ir até o ponto de táxi. Por outro lado a quantidade de carros disponíveis não é extremamente grande.
Há também a possibilidade de usar o serviço de aplicativos, os principais são: appTaxi, itTaxi e MyTaxi. Para todos eles não há necessidade de ter um chip italiano, o que é muito bom ;)
Colocamos abaixo os valores dos táxis em Roma:
· Bandeira 1 (das 6h às 22h): o táxi parte de 3 euros e o valor por km é de 1,10 euros
· Bandeira 1 aos domingos e feriados (das 6h às 22h): a táxi parte de 4,5 euros e o valor por km é de 1,10 euros
· Bandeira 2 (a partir das 22h): o táxi parte de 6 euros e o valor por km é de 1,30 euros
Sobre o Uber, eles existem em Roma, mas não são totalmente legalizados.
Metrô: O metrô foi nosso meio de locomoção preferido em Roma (tirando andar a pé é claro), achamos extremamente organizado e prático. Apesar de antigo ele leva as principais atrações turísticas.
São três linhas de metrô em Roma, a Linha A (laranja), linha B (azul) e linha C (vermelha), todas elas se encontram na estação Roma Termini.
Colocamos abaixo o mapa do metrô para ficar fácil se localizar, e vamos contar nos posts sobre as principais atrações como chegar até cada uma de metrô.

Commentaires