top of page
  • Foto do escritorblog.viajando

Tudo sobre Capitólio

Atualizado: 7 de jul. de 2020

Capitólio é uma cidade localizada no Sudoeste do estado de Minas Gerais. A cidade é super procurada para o turismo por causa das suas belezas naturais e também porque é banhada pelo Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo.


Neste post vamos compartilhar com vocês como chegar na cidade, onde se hospedar, onde comer, as principais atrações e o melhor período do ano para visitar a cidade.


Nós ficamos três dias da cidade, acredito que 4 dias seria legal, pois deixamos de ir há alguns lugares que queríamos.

Como chegar?

Capitólio fica a aproximadamente 300 km da cidade de Belo Horizonte, a capital do estado de Minas Gerais.


Como moramos no estado de São Paulo, nós fomos de carro, são aproximadamente 420 km. Para quem mora mais longe há possibilidades de chegar de avião, entretanto nenhum aeroporto é tão perto. Colocamos abaixo algumas opções de aeroportos e as distâncias:


· Aeroporto de Viracopos (Campinas – SP): 289 km

· Aeroporto de Confins (Belo Horizonte – MG): 240 km

· Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes (Ribeirão Preto – SP): 240 km

· Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino (São José do Rio Preto – SP): 400 km


Caso você pretende ir de avião, o ideal seria alugar um carro para ir até Capitólio e também para se locomover na cidade, pois as atrações turísticas são bem distantes umas das outras e também são fora do centro da cidade. Se alugar um carro não está nos seus planos, há uma empresa de ônibus que faz o trajeto de Belo Horizonte até Captólio, chamada Gardênia. Na cidade há algumas agências de turismo que oferecem passeios de jipe.


É importante frisar que na maioria das atrações é possível chegar de carro de passeio.

Quando ir?

O ideal é visitar a cidade após a época das chuvas, ou seja, após o mês de fevereiro, pois assim as cachoeiras estão mais cheias e assim mais bonitas. No período de chuvas algumas cachoeiras ficam fechadas também, devido ao risco de acidentes.


Nós fomos no mês de junho, e para ser sincera estava em pouco frio, não durante o dia, mas sim a noite. Eu recomendaria a visita entre os meses de fevereiro e maio, ou de setembro a novembro, onde as temperaturas são mais altas, pois apenas lembrando, as águas de cachoeiras são sempre muuuuuuuuito geladas!!

Onde se hospedar?

Na cidade de Capitólio e arredores há muitas opções de hospedagem, para todos os bolsos: resorts, hotéis, pousadas bem charmosas, hosteis e campings. Há também casas para alugar através do airbnb.

Nós recomendamos bastante hotéis e pousadas que tenham opções de jantar, pois é bem difícil encontrar opções da cidade.


Nós ficamos no hotel Engenho da Serra Hotel e Eco Resort e recomendamos muito! Faremos um post para falar do hotel.


Há opções em cidades vizinhas a Capitólio também como Piumhi, São José da Barra e Furnas, que podem ser mais econômicas.


Como falamos anteriormente, as atrações turísticas são longe uma das outras, então não há um hotel que seja próximo de todas as atrações ;)

Como comer?

Não encontramos tantas opções para alimentação na cidade. Há algumas opções e também outras na estrada.


Os pratos mais típicos da região são a tilápia recheada e a tainha sem espinha.

Um restaurante bem famoso é o Restaurante do Turvo, fica bem na ponte do rio do Turvo. Ele é sempre bem cheio, e é um pouco caro! Há também uma lojinha de souvenirs esse restaurante. Fomos em outro restaurante também que gostamos muito, se chama Via Capitólio, fica bem na entrada da cidade e o valor é muito bom. Comemos a melhor tilápia recheada da vida! Fomos dois dias lá!


Imagens do restaurante Via Capitólio - retiradas das redes sociais



Atrações turísticas:


As principais atrações turísticas de Capitólio estão listadas abaixo. Há outras centenas de cachoeiras e outros pontos turísticos nos arredores, se você pretende ficar mais dias por lá, vale a pena dar uma pesquisada!

Vamos fazer um post para cada uma destas atrações para contar como foi nossa experiência e o que podemos encontrar em cada uma delas.

· Usina de Furnas

· Lago de Furnas

· Mirante dos cânions

· Paraíso Perdido

· Morro do chapéu


No geral nós amamos o passeio e a cidade, o único ponto negativo a se pontuar é sobre a infraestrutura da cidade, que deixa bastante a desejar. Em geral existem poucos restaurantes, caixas eletrônicos também são difíceis de encontrar. A maioria do comércio está localizado perto da praça da cidade, onde fica a rua principal.


Um exemplo é a praia artificial que fica bem na entrada da cidade. Um lugar lindo e super criativo, entretanto não havia nada ao redor, talvez se houvessem alguns restaurantes, quiosques e até aluguel de cadeiras e guarda-sol o lugar seria bem movimentado. Nós mesmo apenas passamos por lá, pois não tínhamos onde sentar.


Praia artificial de Capitólio

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Roma

© 2020 por Blog VIAJANDO

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page