top of page
Foto do escritorblog.viajando

Um dia em Doha - Qatar

Mais uma parada no nosso 9° dia e mais um país diferente, desta vez conhecemos Doha no Qatar!


Fizemos um post com várias curiosidades sobre o Qatar, confira!


Neste post iremos falar sobrea experiência que tivemos em Doha.


Diferente do que aconteceu em Muscat, em Doha a companhia de cruzeiros (a nossa era a Costa) fornecia um ônibus gratuito que levava os passageiros do porto até um ponto na cidade de Doha, era como se fosse um ponto de encontro, marcamos no mapa abaixo a localização do local onde o ônibus nos deixou (que era excelente por sinal, perto de tudo!).



De lá fomos andando até o MIA - Museu de Arte Islâmica, que fica bem perto, nem 10 minutos andando. Na frente do museu há uma praça bem bonita e ele é construído em uma ilha artificial, situada as margens da baía de Doha, nas quentes e calmas águas do golfo pérsico, um cenário imprescionante. O arquiteto é o mesmo que projetou a pirâmide do museu do Louvre em Paris.


Exterior do MIA


Ficamos encantados com esse museu! Esperamos que vocês consigam ter uma idéia do que vimos lá a partir deste post.


Assim que entramos no museu ficamos espantados com o design. É uma mistura da arquitetura árabe com o que há de mais moderno. Tudo extremamente simétrico, em linhas retas e MARAVILHOSO!


Interior do MIA


No terraço do museu há grandes janelas que servem de moldura para o passado e presente de Doha, parecem realmente quadros! De um lado é possível ver o souk e embarcações do porto e de outro a Corniche (avenida beira mar) com seus incríveis prédios contemporâneos.


Terraço do MIA, de um lado a parte antiga da cidade, e de outro o contraste da modernidade.


O acervo é composto de jóias raras incrivelmente bem expostas. Além disso há várias outras peças da cultura islâmica de outros países, como porcelanas, cerâmicas, armas, entre várias outras peças, tudo delicadamente exposto.



Peça do acervo do MIA



Valor: 50 Rials (equivalente a R$70,00)

Horário de funcionamento: das 9h às 19h

Saindo do MIA fomos andando até outro museu, o National Museum of Qatar, que aliás também é excepcional. Ficamos imprescionados de como pode haver 2 museus tão lindos há uma distância tão pequena um do outro. Andamos mais ou menos 1,6 km.


Percurso entre o MIA e o National Museum


O National Museum foi projetado por Jean Nouvel (o mesmo que projetou o Louvre árabe), tem a arquitetura inspirada na rosa do deserto, que é uma formação rochosa formada por sais minerais cristalizados nas bacias de sal do deserto. Uma obra audaciosa e imponente. Passamos muito tempo admirando, é hipinotizante.



National Museu of Qatar


Nós não entramos no museu para visitar, pois não tínhamos tanto tempo em Doha, mas vimos muitos relatos de que vale a pena visitar.

Valor: 50 Rials (equivalente a R$ 70,00)

Horário de funcionamento: das 9h às 19h (exceto exta que abre mais tarde – às 13:30h)

Do museu andamos mais um pouco até o Souk Waquif, mais 1,7 km, basicamente em uma linha reta. No caminho tentamos entrar em alguns mercadinhos para comprar água e alguma coisa para comer, mas sem sucesso :( Não achamos nenhum que aceitasse Dirhans, Euro, Dólar ou cartão de crédito. Nesse ponto a cidade deixa bastante a desejar.... Além de ter pouquíssimos locais para fazer um lanche, os que tinham aceitavam apenas o Riyal, que não tínhamos.


Percurso entre o National Museum e o Souq


Demoramos um pouco para encontrar o Souq e quando finalmente achamos, surpresa!! Estava tendo um incêndio no prédio do Souk, cheio de carros de bombeiros e todas as pessoas saindo correndo, não acreditamos que aquilo estava acontecendo rsrsrs.


Souq Al Dira


Nós como bons turistas fomos até a entrada do Souq com a esperança de conseguir visitar (apesar do incêndio) até que veio um árabe, dono de uma loja e perguntou o que estávamos fazendo ali. Ele gentilmente se ofereceu para nos dar uma carona até o metrô e nós fomos rsrsrsrs. Ficamos com um pouco de medo, pois nunca tínhamos visto o moço na vida, em outro país, no meio de um incêndio – mas no fim deu tudo certo, ele foi muito simpático e chegamos sãos e salvos no metrô!


Ele nos deixou na estação Msheireb, que é a mais central. Nós temos um post em que falamos apenas sobre o metrô de Doha!


De Mshereib partimos para a estação Katara, pois queríamos conhecer o Cultural Village, que é como se fosse uma vila totalmente voltada a arte e cultura, que é o ponto forte do Qatar, um país apaixonado por arte. Andamos bastaaaaaante da estação até o vilarejo, que estava extremamente vazio. Não sei se foi apenas no dia em que estávamos lá ou se é sempre assim, mas estava tudo fechado e não conseguimos achar um lugar nem para comprar água.


Neste local há várias esculturas e obras de arte, além das duas construções chamadas “estacionamento de pássaros” que é um ponto turístico famoso de Doha. Nele vários pássaros ficam pousados naturalmente, o que faz comque fique ainda mais interessante. Realmente é muito lindo! Todo o entorno do local é super bonito, um local que dá para passear bastante, ainda fica à beira mar.



Vilarejo de Katara


Não deu tempo de explorarmos tudo, tem muita coisa para ver! Há uma mesquita, um shopping, teatros, muita coisa mesmo!


De Katara, voltamos até o metrô e seguimos para a estação Corniche. Acho que foi o dia em que mais andamos na vida! A estação é bem longe da Corniche, que é a avenida beira mar de Doha. Além disso o acesso para pedestres é horrível, não há calçadas, nem placas, e ainda há construções por toda parte atrapalhando a passagem. Esse é um ponto que Doha tem bastante a melhorar, os acessos, principalmente para pedestres, pois o metrô é super bom, mas os caminhos de pedestre fora dele devem ser acessíveis, por enquanto não é uma cidade para pedestres. Outro ponto que foi até engraçado é um semáforo que tem na Corniche, que demora mais de 20 minutos para ficar verde para os pedestres. Ele fica em uma avenida movimentadíssima onde é impossível atravessar sem o sinal. Na ida e na volta passamos por ele e chegava a ser cômico ver os outros turistas olhando e reclamando.


A Corniche tem 7 km aproximadamente, e é um lugar muito frequentado por moradores locais para piquiniques por exemplo. Muito gostoso passear pela Corniche, e um ótimo local para se hospedar também. É possível ver os edifícios super modernos de Doha e tirar muitas fotos!



Corniche de Doha


E na Corniche finaliza nosso dia no Catar! Voltamos de metrô até o ponto de encontro para pegar o ônibus que nos levaria até o porto! Chegamos de volta a noite e muuuuuito cansados, talvez o dia que mais andamos na vida!



 

Outros posts que podem interessar:


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Vaticano

Roma

Comments


bottom of page