top of page
  • Foto do escritorblog.viajando

Vaticano

O Vaticano é o menor país do mundo (com apenas 440 mil metros quadrados), um enclave murado dentro da cidade de Roma governado pelo papa. É a sede da Igreja Católica mundial, apenas padres, freiras e alguns funcionários tem permissão para morar lá.


Como chegar: Como contamos no nosso post sobre Roma, utilizamos o metrô para nos deslocarmos. Para chegar ao Vaticano é muito fácil, nós utilizamos a linha C vermelha e descemos na estação Cavalleggeri/S. Pietro. Ao descer na estação pegamos o lado esquerdo e não andamos nem 200m em linha retta e já avistamos a fila para entrar na Praça São Pedro.


Como chegar ao Vaticano pela linha C vermelha do metrô


Para entrar no Vaticano há uma fila bem grande, que fica maior ainda no decorrer do dia. Todos passam por uma revista detalhada, por isso pode demorar um pouco. Fomos bem cedinho e recomendamos este horário, pois é um pouco mais vazio. Você entrará no Vaticano através da famosa Praça de São Pedro, que é enorme, de impressionar, e o tamanho é proposital, foi construída para abrigar a maior quantidade de pessoas possível, principalmente os dias da benção do Papa.


A grandeza da Praça São Pedro


A praça é formada por quase 300 colunas e 145 estátuas de santos. Bem no centro da praça há um Obelisco, que tem origem egípicia e foi levado a Roma por Calígula.



Vaticano - Praça São Pedro


Se engana quem acha que apenas católicos visitam o Vaticano, o local é palco de turistas de todas as religiões que buscam conhecer a praça, a basílica de São Pedro e os museus do Vaticano.

Basilica de São Pedro

Ao entrar na praça, ao fundo você logo irá ver a basílica de São Pedro, que é extremamente grande e imponente. Ande um pouco pela praça e aproveite para tirar fotos, mas não demore muito para entrar na fila de acesso a basílica, que quase sempre é bem grande também. No momento que fomos não pegamos fila para entrar na basílica, uma situação atípica rsrsrs.


Entrada da basílica de São Pedro sem fila!!


A basílica é maravilhosa, de arrepiar! Não é para menos, é o maior edifício católico do mundo, classificada pela UNESCO como patrimônio Mundial da Humanidade. Apenas por curiosidade, não ficamos muito atrás na nossa basílica de Aparecida, localizada na cidade de Aparecida – SP, ela tem apenas 1m² a menos do que a basílica de São Pedro.


Exterior da basílica de São Pedro


Grandes artistas foram os responsáveis pela beleza da basílica Bramante, Rafael, Bernini e Michelângelo, responsável pelo projeto da gigante cúpula.


No altar da basílica está enterrado São Pedro, um dos discípulos de Jesus e vários Papas.

Entre as obras de arte contidas na basílica estão o Baldaquino de Bernini, La Pietà de Michelangelo e a estátua de São Pedro.


Interior da basílica de São Pedro


É possível subir a cúpula da basílica onde é possível avistar toda praça São Pedro. A escada é um pouco íngrime e por isso o trajeto não é dos mais acessíveis.

Horário de funcionamento: das 07h às 19h.


Valor: O acesso a Basilica é gratuito, para subir até a cúpula o valor é de 8 euros.

Os museus do Vaticano

Os museus do Vaticano são a atração com as filas mais demoradas da Europa, nos dias mais cheios você pode ficar até 4 horas na fila. Como tínhamos apenas 1 dia em Roma, nós não fizemos a visita, mas com certeza é um local que queremos voltar.


Para evitar as filas há opção de comprar os ingressos com antecedência.


São muitos museus ao todo e as visitas podem variar de 1h30 a 5 horas. Todas as rotas terminam na tão esperada capela Sistina, então sem ansiedade rsrsrs.

· Museu Pio – Clementino

· Apartamento de Pio V

· Galeria dos Candelabros

· Museu Etnológico Missionário

· Galeria de mapas cartográficos

· Museu Histórico - Pavilhão das Carruagens

· Galeria de Tapetes

· Museu Pio Cristiano

· Pinacoteca

· Sala Sobieski e da Imaculada

· Museu Egípcio

· Museu Etrusco

· Museu Chiaramonti

· Apartamento Borgia

· Estâncias de Rafael

· Sala da Biga

Valor: 22 euros. No último domingo do mês a visita é gratuita. Os tickets podem ser comprados com antecedência (o que é recomendado) no site.

*DICA DE OURO* No último domingo do mês a visita é gratuita.


Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 9:00 às 18:00 horas (último acesso às 16:00). Último domingo do mês das 9:00 às 14:00 horas (último acesso às 12:30), nos outros domingos do mês está fechado.


Após sair do Vaticano, há diversas banquinhas e lojas de souvenirs para a compra de imã, água benta, imagens e os famosos tercinhos do Vaticano.


Saindo do Vaticano a caminho do Castelo Sant'Angelo, assunto do nosso próximo post ;)

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Roma

© 2020 por Blog VIAJANDO

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page