top of page
Foto do escritorblog.viajando

Transporte - Dubai

Atualizado: 4 de mai. de 2020

Em Dubai há possibilidade de alugar um carro ou utilizar o transporte público.


Para dirigir em Dubai é necessário tirar a carteira intenacional de habilitação (PID) que custa em média 400 reais e tem validade de 3 anos no máximo, entretanto pode ser menor dependendo da validade da sua habilitação. Solicite sua permissão nacional para digirir clicando aqui.

Além disso a maioria dos locais possuem estacionamento pago, o que já com que o custo desta opção aumente, além de alguns hotéis também não terem a opção de estacionamento gratuito. Isto fez com que optássemos por utilizar o transporte público, e no nosso caso posso dizer que em 80% da viagem utilizamos metrô e ônibus. Também andamos muuuuuito a pé! Apenas para lugares que não havia essa possibilidade nós utilizamos o taxi.


Nos próximos posts detalhando cada dia da viagem vamos contar como chegamos em cada local utilizando o transporte público. Agora vamos dar um geralzão sobre os tipos de transporte.


Táxi

O táxi é uma opção bem utilizada por turistas em Dubai. Existem muitos táxis na cidade e todos os motoristas falam inglês.


A tarifa dos taxis não é elevada. Da maioria dos lugares inicia em 5 dirhans, entretanto do aeroporto, do porto e de eventos o valor de saída é de 20 dirhans. O valor médio por km é em torno de 1,96.


Na maioria dos taxis que pegamos eles ligaram o taximetro direitinho e o valor da corrida foi o que já tínhamos programado. Apenas uma vez tivemos problemas, pois ele não ligou o taxímetro e cobrou o valor que quis. Vários turistas brasileitos que encontramos reclamaram desta situação nos táxis, mas nós, no geral não tivemos problemas!


Além do taxi também é possível usar o Uber ou um outro aplicativo que se chama Carim, que é muito parecido com o Uber. Nós não utilizamos nenhum dos dois, pois os táxis estavam sempre muito acessíveis, então não conseguimos opinar sobre eles.


 

Metrô

Há duas linha de metrô em Dubai que juntas cobrem boa parte da cidade e quase todos os pontos turisticos.

O metrô de Dubai funciona de sábado a quarta-feira das 5:30 à meia-noite, das 5:30 à 1:00 na quinta-feira e das 10:00 à 1:00 às sextas-feiras.


Os cartões do metrô podem ser comprados na bilheteria ou em máquinas disponíveis nas estações, as vezes na bilheteria é mais fácil, pois eles não funcionam igual aqui no Brasil, e sim por zonas, você paga o proporcional a quantas estações você vai andar. Parece complexo, mas é bem fácil de utilizar. Abaixo colocamos o mapa com as zonas para facilitar.



Mapa do metrô de Dubai



Há alguns tipos de cartão (chamados NOL card) que podem ser comprados para a utilização do metrô. Para ser bem sincera, ficamos bem confusos com isso lá, mas no fim tudo deu certo.


O cartão deve ser passado nas catracas antes de entrar na estação e na hora de sair também.


Tipos de cartão e tarifas:

Há 4 tipos de cartões (todos recarregáveis). Todos podem ser utilizados no metrô, tram, ônibus e estacionamentos (apenas o cartão vermelho não funciona para estacionamentos).


· Red Card (vermelho): O cartão custa 2 AED e é possível recarregar até 10 trajetos.

· Silver card (prateado): O preço é 25AED e inclui 19 AED de saldo. Não há limite de recargas, assim este é o mais recomendado para turistas.

· Gold card (dourado): O preço é 25 AED e também invlui 19 AED de saldo, entretanto o valor por trecho é o dobro, pois permite a utilização do Golden Class.

· Blue card (azul): Interessante apenas para quem mora em Dubai, pois custa 70 AED e tem crédito de 20 AED.



Nossos tickets do metrô


É importante saber, pois nós compramos o Red Card e conseguimos usar para 10 tarifas apenas e depois tivemos que comprar outro cartão que é parecido com o Silver Card, mas era uma edição limitada.

Os valores para o Silver Card são:

Tier 1: 3 AED, viagem que inicia e termina na mesma zona.

Tier 2: 5 AED, viagem que inicia em uma zona e termina na zona vizinha

Tier 2: 7,5 AED, viagem que excede duas zonas


O serviço do metrô é bem satisfatório, mas não vá com a ilusão de que é vazio. Nos horários de pico geralmente são bem cheios.



Tentando nos encontrar rsrsrs


O primeiro vagão é o Golden Class, que é um pouco mais vazio e a tarifa é maior. Há também alguns vagões destinados a mulheres e crianças. Estes dois vagões são bem sinalizados, entretanto cuidado para não entrar neles caso não se encaixem nos perfis, pois há risco de multa.

Todos os anúncios são em árabe e em inglês, e é bastante fácil localizar as estações.



Imagens do metrô de Dubai



Um ponto importante é que não é permitido comer, beber e mascar chicletes nas estações e vagões.


Mais informações podem ser obtidas no website do metrô de Dubai: www.dubaimetro.eu.



 

Ônibus

Há vários pontos de ônibus espalhados pela cidade e como acontece aqui no Brasil nos pontos passam várias linhas de ônubus, assim temos que ter atenção em qual ônibus pegar para não correr o risco de ir para uma direção totalmente oposta.

Para utilizar os ônibus é necessário ter o cartão, o mesmo utilizado no metrô, e ele deve estar carregado com a quantia suficiente para a viagem.

No ônibus não há cobrador, o cartão deve ser passado ao entrar e ao sair do ônibus.


DICA DE OURO: para não pagar mico como nós, é que a porta do ônibus abre apenas quando você encostar o cartão na porta. Nós ficamos parados esperando alguém abrir rsrsrsrs.



 

Tram

Além do metrô, Dubai também tem uma linha de trem (que eles chamam de tram). É uma linha super pequena, com pouquíssimas estações.


Para pagamento é utilizado o mesmo cartão do metrô.





 

Monorail

O monorail é praticamente uma atração turística a parte! É um mini trem que é utilizado para se locomover dentro da Palm Jumeirah (a ilha em formato de palmeira).

Tente pegar o primeiro vagão, pois você terá uma visão panorâmica do trajeto.

O valor do monorail corresponde ao valor de uma atração turística, 30 AED por pessoa (ida e volta), apenas a ida (ou volta) sai por 20 AED.




DICA IMPORTANTE: baixar um aplicativo de itinerário de Dubai, nele você insere o seu ponto de partida e o destino desejado e ele da todas as opções: carro, a pé ou transporte público. Funciona muitíssimo bem e é bem detalhado, no transporte público por exemplo falar qual estação descer, qual saída pegar e o caminho para chegar ao destino.



 

Outros posts que podem interessar:


20 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Vaticano

Roma

3 Comments


blog.viajando
blog.viajando
Apr 18, 2020

Os bilhetes são confusos mesmo!! Mas no fim funciona rsrsrs. O transportes público é muito eficiente sim, usamos muuuuito!!

Like

Silvana De Almeida Silva
Silvana De Almeida Silva
Apr 18, 2020

Muito legal esse TRAM, bem como o Monorail!

Like

Silvana De Almeida Silva
Silvana De Almeida Silva
Apr 18, 2020

Apesar da malha metroviária ser de fácil compreensão (bem diferente do emaranhado das linhas que existem em Paris), achei meio confuso os bilhetes de metrô, mas como você mesma disse, deu tudo certo rsrs...Eu também prefiro a opção do transporte público com um bom par de tênis no pé para andar muitoooooo

Like
bottom of page