No nosso sétimo dia de viagem já estávamos no cruzeiro e o navio estava ancorado no porto de Dubai, mas como ele iria ficar até as 13h, nós aproveitamos para bater um pouquinho mais de perna na cidade.
Fomos até a Mesquita Jumeirah que não ficava longe do porto.
Como chegar: Pegamos um táxi até lá, pois não há outro modo de chegar utilizando o transporte público. O único problema é que o táxi do porto parte de de 20 Dirhans (de outros lugares ele parte de 5 Dirhans). O valor do km é de 1,87 Dirhans. A Mesquita Jumeirah fica a 7 km do Port Rashid, então gastamos aproximadamento 40 Dirhans para irmos até lá. Colocamos o mapinha aqui para referência do caminho!
Chegamos na mesquita às 8:30h e o horário da visita era as 10h, a Mesquita Jumeirah é a única mesquita de Dubai que permite a visitação de não mulçumanos na parte interna. Enquanto esperávamos a visita nós ficamos passeando pelo lado externo da mesquita que é lindíssimo.
Mesquita Jumeirah vista de fora
Depois fomos até uma sala (bem linda por sinal) que fica ao lado da mesquita para comprar os ingressos que custaram 25 Dirhans e além da visita à mesquita também é possível aproveitar as seguintes atrações:
- Um charmoso café da manhã árabe, que é servido na mesma sala que compramos os ingressos, cheia de sofás e tendas típicas, além da louça árabe super estilosa. Foi muito legal a experiência! Tomamos chá árabe, café, comemos tâmaras e doces típicos árabes.
Sala de café árabe
- Acesso a um pequeno museu na parte superior que tinha alguns pôsteres com fotos das mesquitas mais famosas do mundo. Muito interessante também.
Museu Mosques of the World
- Foto com o falcão! Para ser bem honesta não sou a favor destas atrações com animais, e neste caso eu fiquei com pena pois o falcão fica vendado para não voar, então eu não tirei a foto, mas meu marido tirou. Acho que devemos ter em mente que nesta região é muito comum eles terem falcões, é parte da cultura, então respeitamos.
Fotos com o falcão
Após essa primeira ótima impressão, chegou a hora da visita a mesquita! Nós fomos guiados por uma guia local muito simpática, aliás todos na mesquita eram extremamente simpáticos.
A primeira etapa foi irmos até um lavatório para fazer a lavagem de algumas partes do corpo (mãos, pés, rosto) que é um ritual mulçumano antes das orações para a purificação. Eram 10 voluntários para fazer a lavagem e nós claro, fomos parte deles, pois já que estávamos lá queríamos aproveitar tudo!!
Lavatório da mesquita
Antes de entrar na mesquita é necessário tirar os sapatos. Os homens podem entrar com bermudas abaixo dos joelhos, mas eles tem uma roupa típica mulçumana para emprestar caso você queira tirar fotos ou caso não esteja com a roupa adequada. As mulheres devem usar calças ou saia longa, e também devem cobrir os cabelos. Eu levei um lenço, mas eles emprestam também caso precise.
Dentro da mesquita é muito bonito! A guia faz uma explicação de uns 20 minutos, em inglês, a respeito princípios islâmicos em detalhes e também há demonstração de como eles fazem as orações.
Como comentei, esta é a única mesquita em Dubai que é possível a visitação interna e eles deixam (e até incentivam) fotografar e fazer vídeos. O lema da mesquita é OPEN DOORS, OPEN MINDS, ou seja, PORTAS ABERTAS, MENTES ABERTAS! Achei lindo!!! Eles querem que o mundo todo mostre através das fotos e dos vídeos que a religião islâmica prega a paz, e não a guerra como é lembrada normalmente pelas pessoas, devido aos ataques terroristas e guerras. Realmente o que vimos lá foi um clima de paz e respeito.
No final eles abrem para perguntas e você pode questionar o que quiser!
Interior da mesquita Jumeirah
Resumindo, o valor do ingresso valeu suuuuuper a pena! Recomendamos muito a visita a Mesqueita Jumeirah.
Valor: R$ 20 Dirhns por pessoa
Horário de funcionamento: a visita ocorre uma vez ao dia, as 10h.
Σχόλια