Nossa primeira parada do cruzeiro!! Nosso 8° dia de viagem!!
Desembarcamos em Muscat, a capital de Omã. Nós tínhamos apenas uma vaga noção sobre essa cidade antes de sabermos que seria nosso destino, então antes de irmos, fizemos uma pesquisa sobre o local e as principais atrações turisticas de lá. Nós fizemos um post sobre Muscat para contar tudo sobre a cidade, para dar um overview sobre moeda, clima, idioma e muito mais.
Quando chegamos no porto de Muscat, ficamos com a sensação de: “Meu Deus e agora?”, pois não havíamos encontrado muitas informações na nossa pesquisa sobre como se locomover. As opções que tínhamos eram poucas: A primeira eram as excursões so navio, que sempre são as opções mais caras, e também achamos que nos limitaria a conhecer apenas algumas atrações. A segunda opção eram os táxis, eles oferecem pacotes para levar os turistas aos locais de interesse e cobravam 50 euros por pessoa por 4-5 horas, entretanto nós tínhamos mais horas para ficar em Muscat. A terceira opção, que foi a que escolhemos foi o Big Bus – Hop on Hop off, que são aqueles ônibus turísticos.
O Big Bus foi uma opção mais cara que o táxi, nós pagamos 60 euros por pessoa (sim, achamos um pouco caro), mas poderíamos utilizar o ônibus o dia todo para ir a todas as atrações que quizessemos, além disso é extremamente cômodo e durante o percurso ele explica toda a cidade a partir de áudios que são exibidos em vários idiomas (não tem português, mas tem em espanhol e inglês). Coloquei abaixo a rota do Big Bus e as paradas. Ele passa pelos principais pontos turísticos de Muscat e você pode descer onde quiser, e depois é só esperar o próximo ônibus, o intervalo entre eles é de 25 minutos mais ou menos. A sensação de independência é ótima, pois você monta seu itinerário.
Mapa do Big Bus
Nós separamos as atrações que mais queríamos visitar para paramos primeiro, e pensamos que daria tempo de voltar nas outras depois, mas o tempo passou voando e não deu não! Recomendamos que façam isso ao utilizar o Big Bus para não correr o risco de ir embora sem ir naquele ponto turístico que você quer tanto!
Segue abaixo as atrações que vistamos:
· Marina Views:
Nosso primeiro ponto de Omã foi a Marina. O Big Bus nos deixou em uma parte superior do local, como se fosse um observatório, de onde é possível ver toda a orla e os barcos atracados. O cenário é lindo, de um lado as águas do golfo de Omã e de outro as montanhas rochosas, características do país.
· Al Alam Palace
Este é o palácio cerimonial do sultão, chefe de estado de Omã. Como falamos no nosso post sobre o país, Omã é um sultanato, muito diferente né!?
O palácio foi construído perto do forte da cidade, em posição estratégica. Ele é azul e amarelo e as cores não são por acaso. O azul representa ao mar e o céu de Omã, e o amarelo o sol e a riqueza do petróleo. É um lugar de beleza sem igual. A conservação da cidade em si é perfeita, não tem nada que não encante os olhos.
Palácio Al Alam
Dentro do palácio e nos arredores há imensos jardins todos coloridos e extremamente bem cuidados, parecem de mentira. Perto do palácio há uma mesquita bem pequena do lado esquerdo e uma outra construção bem bonita do lado diretiro, que não conseguimos identificar o que era.
Arredores do Palácio Al Alam
Na frente do palacio há também o museu nacional de Omã.
O museu funciona das 10h âs 17h, as sextas-feiras ele abre as 14h.
O valor é de 5.000 OMR.
· Mirani Fort and Harbour
O forte é uma herança portuguesa que foi construído para proteger a cidade dos ataques inimigos.
É uma construção bem grande e imponente, entretanto apenas a visitação externa está disponível, a visitação interna não é aberta ao público.
Ele fica atrás do palácio do Sultão e de frente para o mar de Omã, uma paisagem super linda!
Forte da cidade de Muscat
· Corniche
A corniche é a avendida beira-mar de Muscat, um lugar perfeito para caminhar no final da tarde e ver o pôr do sol. Há muitas pessoas passeando pela Corniche, turistas e moradores locais, que se distraem jogando comida para as gaivotas, que são muuuuitas, e deixam o cenário mais lindo.
Há alguns lugares parecidos com coretos na orla que completam a paisagem.
É possível programar passeios de barco, os Dhows, que são também utilizados para o transporte de mercadorias e para a pesca.
Corniche de Muscut, detalhe para o barco na foto 4, que é particular (isso mesmo, PATICULAR) pertencente ao sultanato.
· Souq Mutrah
Os souqs são mercados antigos, que nos levam a mergulhar nos antepassados do Oriente Médio. Mesmo que não tenham intenção comprar nada, vale a pena visitar, se bem que, vai ser difícil não ceder a tentação das compras, principalmente pois os vendedores são bem insistentes (alguns diriam até chatos rsrsrs). Eles te levam para o interiores das lojas e mostram absolutamente tudo: tecidos árabes, incensos, lembrancinhas, decoração, roupas e muitas outras coisas.
Souq Mutrah
Nós amamos Muscat, é imprescionante e muito diferente de Dubai, Doha ou Abu Dhabi que são cidades grandes, um local para realmente imergir na cultura e conhecer o oriente médio a fundo.
Nosso único ponto negativo para falar da cidade é a ausência da estrutura nos pontos turísticos. Não encontramos nenhum lugar para comprar nem uma água ou tomar um café, e nem para ir ao banheiro (tivemos que entrar no museu para usar o banheiro). Isso incomodou um pouco,mas nada que deixe a cidade menos encantadora.
Outros posts que podem interessar:
Comments